1.23.2007

Elementos do design


"Criar é uma questão de misturar elementos conhecidos de uma maneira nova e estimulante para gerar combinações e produtos diferentes. Os principais elementos da criação de moda são silhueta, linha e textura, e as formas como esses elementos podem ser usados, chamados de "princípios", são repetição, ritmo, gradação, radiação, contraste, harmonia, equilíbrio e proporção. O uso dessas variantes causa uma reação - às vezes explicíta, às vezes subliminar - em quem veste e em quem vê. Entender e controlar essa reação é essencial para criar a moda. Os motivos para um modelo funcionar ou não nem sempre são claros. Em certos casos a reação pode ser até de aversão ou choque, mas o elemento "choque" pode ser também positivo em termos de moda.
A capacidade de articular e analisar o que está acontecendo com uma roupa permite correções, ampliações e desenvolvimento da criação. Embora uma boa parte das crianções mais estimulantes ocorra por um feliz acidente, é uma grande vantagem ser capaz de refletir sobre o efeito de seu trabalho, explicar o que é intencional e dimensionar a distância que lhe falta para chegar ao resultado desejado. O conhecimento dos elementos e princípios do design também vai ajudá-lo a avaliar os pontos fortes de outros estilistas e perceber as tendências e transformações do mercado."


texto retirado do livro : Fashion Design, manual do estilista de Sue Jenkin Jones
pag.99
ilustração tirada do site Fashion Summer Course
de : Antonio Jose Marco Parrado (Spain)

por jaQ.

3 comentários:

Francisco Ponciano disse...

Parabéns por sua iniciativa!!! Esse meio de comunicação é um vício, vc não vai mais conseguir se desconectar! A informação é uma arma importante pra nós que trabalhamos neste meio tão cambiante, por isso precisamos constantemente nos instrumentalizar com muuuuuuuuuuuuita informação! Há, se vc quiser posso postar um desenho de moda seu e assim divulgar seu blog!! Que Tal?! Envie-me para fvponciano@hotmail.com ! Muito Sucesso nesta sua investida!

. disse...

É sempre bom novos companheiros de luta.. hihihihi.
seja bem vinda!
Monique Renne, do maria tá na moda
www.mariatanamoda.blogspot.com

Anônimo disse...

oi! bem vindas ao mundo dos blogs!!!
parabéns!

www.conversademoda.blogspot.com